Maringá FC arranca bem em busca do título 2023
- Gabriel Biroca

- 19 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Por: Edivaldo Cruz - Colunista Esportivo
Não se assuste com a manchete. O principal time de futebol da cidade de Maringá, o Maringá FC tem muitas credenciais para tanto. Fez uma temporada irrepreensível em 2022, tornou-se vice-campeão Paranaense de Futebol e manteve boa parte do elenco vencedor. O técnico Jorge Castilho está focado neste objetivo e eu aposto nele. Ao longo do ano de 2022, vendo sua postura tática e sua maneira na condução da equipe (ter o time nas mãos), me faz acreditar ainda mais nas palavras empolgantes mas sempre “pé no chão” dele.
O time começa a ter destaques. Desde o goleiro até o já conhecido Mirandinha, um dos craques do time. Na opinião dele, jogar com estádio lotado é motivador e que nesse quesito, o time está muito bem. A torcida realmente tem apoiado o time com muito empenho. Assim foi em 2022 e ao que tudo indica, será em 2023.A Clássica frase “ 12º jogador” foi usada várias vezes.

Quando chegou na sala de imprensa do estádio, após a sua avaliação inicial do resultado do jogo com o Rio Branco, o técnico Jorge Castilho foi provocado por mim. Afirmei que “ começar o ano assim tão avassalador nem sempre é bom, porque a pressão e a expectativa sobre o time aumenta muito. Nitidamente ele não concordou comigo e partiu para as argumentações. Tudo que eu queria.
Eu sempre o procuro com perguntas ligadas à liderança, gestão de crise, ansiedade, motivacionais e buscando uma outra visão do futebol e não só as perguntas clichês, que ficam para os setoristas, que cobrem efetivamente a parte esportiva do time.
O “ Psor “ que vem de Professor, é um gentleman. e paciente. Sempre lembrando que muitas vezes, pessoas não entendem nada de futebol mas torcem pelo ser humano que ali está desempenhando sua função, seu trabalho dentro do sistema.
“ Trabalhar com futebol é pressão todo dia. Nós estamos preparados para isso”. Frase de efeito do técnico que define tudo.

Jorge afirma que conseguiu em pouco tempo com este elenco, mostrar os caminhos da vitória. Não só da vitória, mas, os caminhos para fazer uma boa apresentação. E conseguiu jogando em casa, 2 vitórias inquestionáveis (Foz do Iguaçu e Rio Branco). Mostrando ao torcedor o que ele pode esperar do time nesta temporada.
Uma curiosidade é a forma mais adiantada do goleiro do time jogar nesta temporada. Desta forma, o atleta ajuda na construção das jogadas.” o que tá dando certo, será mantido” afirma o treinador.
Fez questão, claro, de elogiar a presença volumosa e participativa da torcida.
Sobre os próximos desafios, Jorge Castilho fala com muita tranquilidade que sabe de todas as dificuldades mas, quem quer atingir os objetivos não tem como escolher adversários.
“ O time está focado e bem preparado, jogadores sabem o que querem. A dificuldade é maior contra os times da capital? É, mas o jogo é jogado”. afirma o Professor.
Pra fechar, ele mandou essa: “ O Time é a cara do treinador. Meu time vai brigar sempre, vai pra cima sempre com muito respeito. Eu acredito sim que vai dar liga. Estamos crescendo a cada jogo”.
.








Comentários